Alimentos que você não deveria guardar na geladeira

Para muita gente, a geladeira é um território seguro para armazenar todo tipo de alimento. Porém, isso não passa de um mito, uma vez que o tempo de vida de certas frutas e legumes pode, sim, ser prejudicado justamente pela geladeira. Ao conhecer a forma correta de preservar cada coisa, você mantém os alimentos adequados para consumo por mais tempo e evita o desperdício.

Tomates

Se você, assim como nós, aprendeu a colocar os tomates direto na geladeira, é hora de desfazer esse hábito. Os tomates adquirem mais rapidamente uma textura “esfarinhada” ao serem guardados dessa forma. O melhor é deixá-los em um local seco.

Batatas

O ideal é armazena-las em local seco e fresco. Qualquer tipo de batata (inglesa, docebaroa, etc.) deve ser armazenada dessa forma. A não ser que estejam em embalagens a vácuo, quando podem ser refrigeradas.

Cebola e alho

Não há necessidade de colocar esses itens na geladeira, pois isso poderá deixá-los mais úmidos, facilitando a formação de fungos.

Frutas

O ideal é guarda-las em local seco e fresco. Coloque na geladeira só quando estiverem maduras demais, assim você evita a deterioração das mesmas.

Pães

Com a refrigeração, o pão acaba ganhando muita umidade, o que pode causar mofo. Uma alternativa, caso o alimento não seja consumido em poucos dias, é o congelamento.

Pó de café

Com a alta umidade na geladeira, não é interessante refrigerar o pó de café. O ideal é armazená-lo em local seco e fresco, de preferência em pote vedado, evitando a entrada de insetos.

Curiosidades – Conservação dos Alimentos

Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo, que é conhecido como o tempo de prateleira.

Alguns destes processos fazem parte das técnicas  agrícolas,  pesqueiras  ou  pecuárias e têm que ver com as formas de obter e acondicionar os produtos, evitando perda de qualidade; uma das técnicas mais antigas e conhecidas é a secagem dos grãos de cereais ou legumes a seguir à colheita. Outros fazem parte das técnicas culinárias, como a conservação de frutas com açúcar, a preparação de enchidos ou os picles.

Fonte: Paraíso da Cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *